Post Icon

O iluminado - Stephen King



Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vamos conversar um pouco sobre: O iluminado - Stephen King e foi o meu livro do desafio do Skoob de Outubro - Terror. Esse foi meu primeiro King e meu primeiro livro de terror, estava com medo de sentir medo, mas até que foi tranquilo.

O livro conta a história da família Torrance, que esta com sérios problemas financeiros pois o pai perdeu o emprego depois de agredir um aluno em um acesso de raiva. Ele encontrou emprego no Overlook Hotel como zelador de inverno, pois o hotel fica fechado durante o inverno, uma vez que, o mesmo fica isolado pelas nevascas no alto de uma montanha e precisa de alguém que o mantenha em bom funcionamento. A família Torrance se muda para o hotel, mas o filho de 5 anos tem muita sensibilidade psíquica e sente que as coisas não vão acabar bem.

O hotel é uma construção antiga com um histórico nada bom, foi administrado por gangsters, já havia sido um bordel de luxo, testemunhado assassinatos e mortes de diversos tipos, digamos que ele tinha uma história banhada em sangue. E logo Jack (o pai), um escritor iniciante se interessa pela mesma e procura conhecer um pouco mais dessa história e garimpar em meio a um passado que todos preferem que permaneça escondido.  Enquanto isso, temos Danny (o filho) cada vez mais assustado com esse lugar e as visões que ele tem do mesmo.

Não quero falar muito da história para não estragar a experiencia de leitura de vocês, apesar de achar que a maioria já conhece a história por causa do filme.

A escrita do King é muito fluida e instigante, a construção dos personagens é excelente.A carga de trauma que cada um dos personagens traz, faz com que ficamos em dúvida se o que esta ocorrendo é sobrenatural ou fruto das mentes perturbadas.

O hotel é um personagem gradualmente e genialmente construído que aos poucos a hotel ganha vida aos nossos olhos, nos deixando cada vez mais envolvidos com a sua história e o seu passado.

Outro recurso muito usado pelo autor é não contar as coisas logo de uma vez, é uma insinuação de um dos personagens, o comentário do outro, ou mesmo uma memória entrecortada que aguça a sua curiosidade e a necessidade de entender o que esta acontecendo.

As cenas de suspense são construídas com maestria e você entra na paranoia tanto quanto o personagem e dúvida da sanidade do personagem e até da sua própria.

O livro ficou muito conhecido pelo filme dirigido pelo Kubrick, mas que não agradou ao King.
O filme é bom e entendo porque é tão apreciado, mas na verdade eu achei que iria me assustar mais, mas talvez seja minha culpa, pois estava meio dispersa enquanto assistia. Livro e filme tem muitas diferenças, inclusive o final. A narrativa e o enredo do livro são mais complexos, os personagens são menos planos, vemos um Jack muitas vezes perdido em seus próprios sentimentos e reações, enquanto no filme, o personagem é mais linear aparentando sinais de loucura desde o inicio. Outra coisa que o filme perde é por não explorar a relação de pai e filho que é tão bem construída no livro. O filme foca essencialmente no suspense e é totalmente construído para nos envolver no mesmo, inclusive com um trilha sonora adequada. O Jack Nicholson arrasa na interpretação e suas expressões são medonhas.

Bom o livro vale muito a pena e aconselho a todos que o leia e assistam também o filme.

Livro: O iluminado
Autor: Stephen King
Editora: Ponto de leitura
Ano: 2009
581 páginas

Por hoje é isso,

Dani Moraes

Redes Sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Dani, td bem??
King é um dos meus autores favoritos e eu amo esse livro. O iluminado também foi meu primeiro livro dele e sem dúvidas é um livro que vou reler daqui a uns anos. Escrevi uma resenha sobre ele tbm no meu blog e vou deixar o link, caso você queira dar uma olhada.. Bjs!

https://ondevivemashistorias.wordpress.com/2015/09/17/resenha-o-iluminado-stephen-king/

Unknown disse...

Jéssica,
Realmente é o livro é muito legal e vou dar uma olhadinha na sua resenha.
Bjus,

Dani

Lígia disse...

Acredita que nunca li o livro nem vi o filme? Morro de vontade de ler/ver, mas sempre deixo para depois. :P

Unknown disse...

Ligia,
Pior que eu acredito porque eu também só fui ler agora...rsrs....
Bjus,

Dani Moraes

Postar um comentário