Post Icon

Batman - Ano Um

Frank Miller & David Mazzucchelli
 

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje eu gostaria de comentar um pouco com vocês sobre esse clássico do Batman. Esse clássico foi escrito em 1986 quando a DC resolveu atualizar os seus principais personagens (Superman, Mulher Maravilha e Batman) recriando suas histórias de origem, no entanto, a origem do Batman era considerada perfeita, dessa forma, a origem não foi recriada, mas apenas refinada.

Conforme o próprio nome diz a HQ nos mostra o primeiro de ação do Batman, a origem continua a mesma, os pais de Bruce Wayne são assassinados  por bandidos e assim ele se torna o defensor das ruas, no final da HQ nos extras tem uma pequena história contando da relação que o Mazzuchelli tem com o Batman e ele faz uma observação muito interessante na qual eu também acredito, ele disse que nunca se sentiu bem com a ideia de vingança como ideal heroico e ele cita Frank Miller: "Ele é claramente um homem com uma missão, mas não de vingança. Bruce não busca desforra pessoal. Ele é muito maior, muito mais nobre que isso. Quer tornar o mundo um lugar melhor, onde o menino Wayne não seria uma vitima." e eu também acredito que essa é a essência do Batman.


Vemos a primeira ação do Batman ainda sem uniforme e nome e o porquê que ele escolheu como símbolo o morcego.

 
Além do Batman, vemos também o primeiro ano do Gordon em Gotham City, um policial sério, confiável e honesto em meio a uma força policial corrompida em uma cidade terrível. Uma coisa que fica subentendida é que o Gordon foi transferido para Gotham como uma espécie de punição para algo que não fica claro do que se trata, a HQ é tanto do Gordon quanto do Batman e talvez isso seja o mais interessante, conhecermos como o Gordon começou.
 
 
E falando ainda em origens também conhecemos como surgiu a Mulher-Gato.
 
 
Falando um pouco sobre o traço, na verdade, não é o meu tipo preferido, as fisionomias não são muito detalhadas e eu prefiro desenho mais realistas em quadrinhos de heróis. No caso dessa HQ acho que os desenhos em página inteira (como os dois primeiros dessa postagem) estão bem mais bonitos.
 
 
Esse encadernado tem muitos extras, muitos estudos do Mazzucchelli, páginas do roteiro original e outros.

 
A história é interessante e vale a pena a leitura.
 
Por hoje é isso,
 Até a próxima,
 
Dani Moraes





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário