Post Icon

Exposição: Leonardo Da Vinci - a natureza da invenção


Olá Pessoal, tudo bem?

Estou aqui para dar uma dica de exposição bem legal para quem esta em São Paulo e região ou que vai passar por São Paulo nas próximas semanas.

No SESC esta rolando uma exposição sobre os trabalhos do Leonardo da Vinci (1452-1519), além de pintor e escultor ele era um homem de múltiplas habilidades: matemático, físico, cientista, geólogo, engenheiro, arquiteto, botânico, zoólogo, anatomista, filósofo, poeta e músico. Ele buscava a partir da observação da natureza soluções para os problemas do dia-a-dia. Coisas como o movimento da água e o funcionamento do corpo humano eram alguns dos assuntos que intrigavam esse grande homem.

Essa exposição esta focada nas invenções de Da Vinci, as maquetes foram criadas pelo Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão na Itália em 1953 para comemoração do quinto centenário de nascimento.

A exposição esta dividida em sete núcleos temáticos: Introdução, Transformar o movimento, Preparar a guerra, Desenhar a partir de organismos vivos, Imaginar o voo, Aprimorar a Manufatura e Unificar o saber.

O legal é que além das maquetes tem a reprodução dos desenhos originais e algumas vezes uma estrutura móvel para nos ajudar a compreender qual é o principio de funcionamento.

Leonardo se expressava muito através dos desenhos e estava muito além do seu tempo, inclusive criando maquinas que hoje fazem todo o sentido porém que para época não tinha nem razão de existir como o protótipo do paraquedas.

Em alguns momentos suas invenções eram muito práticas e com objetivos diretos como essa espécie de guindaste:

Em outros ele sabia que seus protótipos não teriam utilidade própria, porém serviam para estudar o movimento e os princípios como esse famoso desenho da máquina voadora:
E como o homem por mais genial que seja não tem como não refletir o seu tempo, muitas das invenções tinham funções bélicas, incluindo, esse escafandro que foi criado com o objetivo de atingir de tanto fazer consertos em barcos quanto para sabotar barcos inimigos:

Eu recomendo muito a visita a essa exposição, assistam também os vídeos espalhados pela exposição que ajudaram a compreender um pouco mais esse grande gênio.
 
Onde:       Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso
                  Galeria de Arte do SESI-SP
                  Av. Paulista, 1313, São Paulo-SP
                  Metrô Trianon-Masp
 
Quando:   Até 10 de maio de 2015 (Diariamente, das 10h às 20h)
 
Entrada: Grátis
 
Por hoje é isso,
 
Até mais,
 
Dani Moraes

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário