Post Icon

Diário de Leitura - Os miseráveis # 3 (página 438)

Vitor Hugo
 

Oi Pessoal, tudo bem?

Hoje eu vou dar continuidade ao meu diário de leitura de Os miseráveis e se você não sabe do que se trata eu estou fazendo um diário da minha leitura dos miseráveis e postando periodicamente aqui no blog. Toda vez que eu já tenho material suficiente (+/- 120 páginas) faço um post em que tento não dar tantos detalhes do livro porque a intenção é que vocês também leiam o livro, mas é impossível garantir que totalmente livre de spoilers, até pelo próprio formato de diário.

Dessa vez eu li  3 livros e terminei a primeira parte - Fantine: A decadência, O caso Champmathieu e contragolpe.

Em A decadência somos apresentados a um personagem chamado Sr. Madeleine, um senhor muito distinto e discreto que se mudou para Montreuil-sur-Mer que era uma cidade quase falida, porém esse homem criou uma nova forma de fazer ladrilhos de vidro que puderam assim concorrer no mercado. Com o tempo esse o homem que chegou a cidade de maneira muito simples e com muito pouca coisa se tornou o homem mais rico e importante da cidade. No entanto, ele parecia não dar muita atenção para o dinheiro, pois guarda da fortuna muito pouco para si, a maioria ele investe na própria cidade com a construção de hospitais e escolas, paga os professores do próprio bolso e em pouco tempo até aqueles que o olhavam com olhar mais desconfiado passam a admira-lo.

"Tomava as refeições sempre sozinho, tendo um livro aberto na frente, e lia enquanto se alimentava. Possuía uma pequena biblioteca de livros escolhidos. Gostava dos livros; os livros são amigos frios e seguros."

A ele foi muitas vezes oferecido o cargo de Maire da cidade (uma espécie de prefeito) tanto insistiram que ele aceitou. Mas, esse Sr. Madeleine lembra muito um antigo amigo nosso.

No meio dessa história descobrimos que nosso querido Bispo Bienvenu morreu e antes de falecer ele ficou cego e eu vou transcrever dois parágrafos aqui. A ideia central é muito parecida com a ideia que o Pe. Fabio coloca no seu livro Tempos de Espera, a verdadeira graça é se saber amado quando se é inútil:

"Ter continuamente ao nosso lado uma mulher, uma filha, uma irmã, um ser encantador, que está ali porque temos necessidade dele e porque ele não nos pode abandonar, ter a certeza de que somos indispensáveis a quem nos é necessário...."

" A suprema felicidade dessa existência é ter-se a certeza de ser amado; amado por si mesmo, ou melhor, a despeito de si mesmo; essa convicção tem o cego."

O único que desconfia de Madeleine é Javert. Javert é um inspetor de policia e ele era muito extremista e com isso tornava duas coisas boas em más: respeito a autoridade e ódio a qualquer rebelião. Era um homem absoluto, por isso, não admitia exceções.

Também voltamos a nós encontrar com Fantine que esta morando em Montreuil-sur-Mer e trabalha na fabrica de Madeleine, esta muito bem e feliz e apesar do constante aumento do valor que os estalajeiros cobram para cuidar de Cossette ela se sente feliz. Porém é justamente nessa parte que tem um capitulo genial que o Vitor Hugo fala da necessidade que as pessoas tem de saber da vida alheia.
Dessa maneira descobrem que Fantine tem uma filha e fazem com que a mesma seja demitida e daí para frente foi um caminho sem volta para a miséria e a degradação, pois a pobre possui dividas e ainda precisa sustentar sua filhinha.

"Existem seres que, para decifrar esses enigmas, que afinal nada têm a ver com eles, gastam mais dinheiro, esbanjam mais tempo, fatigam-se dez vezes mais do que seria necessário para fazer dez boas ações; e isso gratuitamente, por simples prazer, sem receber dessa curiosidade outro beneficio que a própria curiosidade."

Vemos o que é um amor de mãe a Fantine se despe de tudo, do luxo, da beleza e até da própria dignidade achando que estava cuidado da sua pobre garota, sem a menor ideia de como a menina era tratada pelos estalajeiros.

E de novo nos deparamos com o nome do livro e seu significado.

"O bando de espectadores, no paroxismo da alegria, seguia-os dizendo graçolas. A suprema miséria servindo de ocasião a obscenidades."

Quando a Fantine chega ao fundo do poço, onde mais nada possui, nem mesmo a dignidade ela é auxiliada por aquele que ela mais odeia, aquele em que ela põe a culpa de toda a sua desgraça, o Sr. Madeleine.

No finalzinho desse livro vemos que Javert denunciou Madeleine como Jean Valjean e vem colocar o próprio cargo a disposição, pois descobriu que o verdadeiro Jean Valjean já foi preso. Essa informação claramente perturba o senhor Madeleine.

No livro O caso Champmathieu vemos que o Sr. Madeleine decide cuidar da pobre Fantine que esta muito doente e também tenta incessantemente trazer a filhinha Cosette de volta para casa.

A história de Champmathieu perturba profundamente o Sr. Madeleine que parte em busca de uma forma de chegar a cidade onde ocorrerá o julgamento. E tem um dos capítulos mais incríveis até agora - A tempestade de uma consciência - onde vemos o pobre Madeleine tentando chegar a alguma conclusão e como algumas ideias pode nos parecer contraditórias e o que parece certo a primeira vista pode nos parecer errada.

"Na verdade, voltar ao inferno era a única maneira de libertar-se para sempre de suas garras! Era preciso agir assim! Se não fizesse essa nobre ação, seria como se nada tivesse feito; toda a sua vida inútil, toda a sua penitência estaria perdida."

"... era preciso que escolhesse: ou a virtude exterior e a condenação interna, ou a santidade interior e a infâmia externa."

"Não se encontram diamantes senão nas profundezas da terra; não se encontram verdades senão no mais intimo da alma."

E para variar tem muitas reflexões incríveis ao longo do texto e uma em especial chamou minha atenção quando ele estava falando sobre viagens, porque eu também tem esse costume de ficar observando a paisagem:

"Ver mil e um objetos pela primeira e última vez: o que pode haver de mais profundo e melancólico? Viajar é o mesmo que nascer e morrer a cada instante."

Acompanhamos longas páginas da angustia do Sr. Madeleine oscilando esperança e desesperança durante a viagem e finalmente acompanhamos o julgamente de Champmathieu, onde as verdades finalmente aparecem.

E finalmente temos o livro Contragolpe, um livro bem curto e que encerra essa parte do livro e não vou falar nada sobre ele, além disso, ele vai fechar alguns ciclos e por isso seria muito spoiler.

Por enquanto é isso,

Se você já leu ou esta lendo "Os miseráveis" vamos conversar nos comentários.

Se você gostou do conteúdo do blog não esqueça de nos seguir e curtir nossa página no facebook.

Ate mais,

Dani Moraes




 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário