Post Icon

Tempos de esperas

Pe. Fábio de Melo
 
 
"O meu olhar alcança o longe. Contempla o território que me separa da concretização de meu desejo. O destino final que o olhar já reconhece como recompensa, aos pés se oferece como lonjura a ser vencida. Mas não há pressa que seja capaz de diminuir a distância. Estamos sob a prevalência de uma imposição existencial, regra que ensina, que entre o ser real e o ser desejado, há o senhorio inevitável do tempo das esperas."
 
Oi Gente, tudo bem?
 
Quero começar falando, sim, esse livro foi escrito por um padre, mas eu não o considero como um livro religioso e vou explicar melhor ao longo do texto, mas se mesmo assim você não gosta e não quer ler sobre um livro escrito por um padre não tem problema fique a vontade de explorar o blog, tem muitos outros posts de diferentes assuntos.
 
O livro é epistolar com trocas de cartas entre dois homens: Abner e Alfredo. O Abner é um professor universitário de filosofia aposentado que depois da morte da esposa largou tudo e foi viver recluso. Já Alfredo é um estudante de filosofia com muitas ambições, a principal delas se tornar um filosofo famoso, que foi abandonado pela sua namorada e se encontra em um estado de animo terrível. Alfredo descobre que seu ídolo estava escrevendo um livro sobre a filosofia do amor e lhe escreve pedindo que se possível ele lhe enviasse o livro. E assim, começa a troca de cartas.
 
O livro é bem rapidinho e esta com uma edição bem legal tem umas páginas cinzas que separam o jogo de duas cartas com uma frase que faz parte do tema das duas cartas e também tem uma espécie de arabesco nas margens das páginas, muito caprichado, mas a capa ... eu não gosto da foto enorme do autor na capa.....gente é livro e não disco... não tem que vender a imagem do cara, mas as ideias, mas enfim....
 
Apesar, do livro ser rápido eu enrolei muito para ler e tudo culpa do Alfredo, o cara é muito chato e pedante demais, mas fiquem calmos isso faz parte da história do livro e você vai entender o porquê, porém isso me tirou a vontade de ler o livro no começo, mas lá pelo meio o Alfredo vai melhorando e a leitura corre melhor e cabei lendo a outra metade do livro de uma vez.
 
O livro possui uma escrita poética e muitas frases de efeito e quando eu digo muitas, quero dizer muitaaaassss. Durante todo o livro o Abner tenta mostrar para o Alfredo o quanto é importante se dedicar as coisas simples da vida e que nem sempre ter todas as respostas é ideal e que muitas vezes, o que precisamos é apenas nos maravilhar com a beleza e simplicidade da vida.
 
"Confesso que ainda tenho medo, mas o que é o medo diante do desejo de ter a beleza ao alcance dos meus olhos?"
 
Eu gostei bastante dos paralelos entre o jardim e a nossa vida...
 
"Nunca se esqueça de que o que é bom para um tipo de flor pode representar a morte para o outro. Pessoas também são assim. Aprendendo a lidar com as flores, você ficará muito mais aguçado e perspicaz na relação com os humanos."
 
Eu gostei, algumas coisas são bem conhecidos, meio senso comum, mas às vezes, acho importante alguém falar para prestarmos atenção, além disso, a escrita é bem bonita apesar de pouco original e também o enredo não tem nenhuma complexidade é um argumento simples.
 
"Toda vez que não resistimos ao movimento da vida, a sabedoria vem se alojar em nós."
 
Se você quer uma leitura leve, mas que ao mesmo tempo faça você pensar essa é uma leitura indicada.
 
Livro: Tempo de esperas - O itinerário de um florescer humano.
Autor: Pe. Fábio de Melo
Editora: Planeta
Ano:2011
Classificação: Romance epistolar
167 páginas
 
Por hoje é isso, até a próxima
 
Dani Moraes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário