Post Icon

Morte Súbita - J.K. Rowling

J.K. Rowling
 


Olá Pessoal, tudo bem?

Eu li esse livro para o Desafio do Skoob desse mês: livros escritos por autoras e também é um dos livros que comecei e não finalizei ano passado.

Esse é o primeiro livro lançado pela J.K. Rowling pós Harry Potter e a primeira coisa que você precisa saber sobre esse livro é que única coisa em comum com Harry Potter é a autora. Esse é um livro adulto com temas adultos e de certa forma até pesados.

A história se passa em Pagford um pequeno distrito fictício na Inglaterra, esse é um lugar pequeno onde todos se conhecem e de certa forma todos tem alguma relação uns com os outros. E Pagford não é Hogwards, você não se sente seguro em Pagford e geralmente nem mesmo feliz você se sente. É um lugarzinho que vive de disputas politicas, onde todo mundo tem alguma coisa para esconder.

O livro começa com a morte de Barry Fairbrother (olha o trocadinho no nome do personagem) que é um dos conselheiros distritais, abrindo assim, uma vaga para o conselho (Casual Vacancy - titulo em inglês). O conselho esta divido em duas facções: 1 - Liderada por Howard (Conservadora) - é a favor de que o bairro pobre não seja mais considerado parte do distrito e que a clinica para reabilitação dos viciados seja fechada e a 2 - Liderada por Fairbrother - que deseja manter o bairro como parte de Pagford e manter a clinica aberta. Por isso, quando surge essa vaga para o conselho é importante para ambos os lados eleger seus representantes.


São contadas a história de muitos personagens diferentes, é como se fosse uma novela com diversos núcleos, mas de certa forma todos os núcleos se conectam e geralmente o elo que unia essas pessoas era Fairbrother. O narrador é em terceira pessoa, no entanto, é um narrador onisciente e a cada capitulo ou pequena nos conta a história focada em um dos personagens.

O tema principal do livro são as perdas e perdas repentinas e assim como Fairbrother que teve uma morte repentina, todos aqui parecem perder alguma coisa, culminando na grande perda no final. Na primeira parte do livro, vemos como cada uma daquelas pessoas reage a perda desse homem tão importante para o lugarejo e como isso vai afetar direta ou indiretamente a vida deles. E como eu já disse, todos tem alguma coisa a esconder.

Fairbrother parece ser o ultimo cara bacana e altruísta naquele lugarejo e essa pode ser uma das interpretações dadas ao livro: o altruísmo morreu e então o que sobra?

Diversos temas são tratados: bullying, auto-mutilação, abuso de drogas, prostituição, adultérios, falcatruas em geral e outros, portanto, não é um livro gostozinho e, às vezes, você perde um pouco a fé na humanidade.


" A gilete eliminava a dor daqueles pensamentos assustadores e a transformava numa ardência animal de nervos e pele: cada corte era um alívio, uma libertação."
 
Gostei bastante do livro e recomendo a leitura para mim é a prova de quão boa é a J.K. Rowling que consegui transitar tão bem por universos tão diferentes.
 
Falando um pouquinho da edição brasileira: eu adorei, adoro capa emborrachada, a diagramação esta ótima e o papel é maravilhoso (Chambril Avena). O titulo original é mais significativo para a história, mas o titulo brasileiro também faz sentido com a história.
 
 
Titulo: Morte Súbita
Autor: J.K.Rowling
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2012
501 páginas
 
Por hoje é isso e você já leu Morte Súbita? O que acho ?
E se você gostou do blog não esqueça de nos seguir e também de curtir a nossa fanpage.
 
Até mais,
 
Dani Moraes


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Gabrielly Marques disse...

Quando vejo alguém resenhando meu livro favorito tenho que parar para ler. Morte Súbita veio pra provar que J. K. Rowling é bem sucedida em tudo o que escreve, seja fantasia ou não. Eu li esse livro ano passado e ele se tornou o meu favorito por tantos motivos que nem te conto, rsrs. Os personagens são incríveis, a narrativa perfeita e aquele final... só de lembrar sinto um aperto no coração.
Adorei seu texto.
Já estou seguindo seu blog.

Beijos,
http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Gabi,
Esse final dá até um nó na garganta, né?
Muito obrigada pelo elogio e fico feliz que tenha gostado do blog..
Bjus

Dani Moraes

Postar um comentário