Post Icon

Projeto: Lendo o mundo # 1


Olá galera,

Tudo bem?
Hoje eu estou aqui para compartilhar com vocês mais um projeto literário (sim eu sei já tenho vários), dessa vez, o projeto tem por inspiração a Mel do blog Literature-se.

A Mel fez o projeto inspirada em dois outros projetos, o bastante famoso da escritora que leu livros de todos os países  durante 1 ano – A year of Reading world. Além disso, o blog Viaggiando fez um projeto similar, porém sem colocar um prazo definido para finalizar.
Eu vou utilizar a lista das meninas, ou seja, os 193 países membros da ONU e seus dois estados-observadores (Palestina e Vaticano), além de Kosovo, Taiwan e Saara Ocidental. Com certeza esse será um projeto para vida, não tenho a menor pretensão se finaliza-lo em 1, 2 ou 3 anos. Até porque eu vou continuar lendo outras coisas e fazendo outros projetos, mas como eu adorei a ideia eu vou começar, mesmo que seja devagar.

Para começar na minha estante eu tenho muitos livros não lidos e eu fiz uma classificação pelo país de origem dos seus autores e vou começar por esses e depois que todos forem lidos eu poderei adquirir livros especificamente para esse projeto.

Como eu vou selecionar? Aleatoriamente, eu tenho outras metas de leitura e se por acaso algum dos livros coincidirem ótimo. Além disso, eu vou fazer uma TBR  Jar com os nomes dos países e vou alternar retirando os papeizinhos, ora da minha TBR Jar normal e ora retirando da minha TBR por país.

Segue abaixo a minha listinha:
*Afeganistão: Khaled Hosseini – O silencio das montanhas
*África do Sul: Shaida Kazie Ali – Not  a fairy tale
*Alemanha: Schopenhauer – A arte de ser feliz
Austrália: Markus Zusak – A menina que roubava livros
*Brasil: Graciliano Ramos – São Bernardo/ Euclides da Cunha – Os sertões
*China: Da Chen – A montanha e o rio/Sun Tzu – A arte da guerra
Espanha: Yann Martel: As aventuras de Pi
*EUA: Sylvia Plath – The Bell Jar/J.D. Salinger – The Catcher in the rye
França:Os miseráveis - Victor Hugo
Grécia: Platão – Apologia de Sócrates
Holanda: Barbara Stok - Vicent
Índia: Lawrence Durrell – O quarteto de Alexandria
Irã: Marjori Satrapi - Persépolis
Irlanda: Oscar Wilde – O retrato de Dorian Gray/Marian Keyes – A estrela mais brilhante do céu
*Itália: Umberto Eco – O cemitério de Praga
Japão: Mushashi – O livro dos cinco anéis/Yasunari Kawabata – O pais das neves/Solanin - Inio Asano
Peru: Mario Vargas Llosa – A tentação do impossível
Reino Unido: Arthur Conan Doyle – Um estudo em vermelho/Mary Shelley - Frankenstein
*República Tcheca: Franz Kafka – O processo
*Rússia: Dostoiévski - Recordações da casa dos mortos/ Irmãos Karamázov
*Suecia: Stieg Larsson – A menina que brincava com fogo
Suiça: Carl G. Jung – O homem e seus símbolos
Uruguai: Eduardo Galeano – Días y noches de amor y de guerra

 *Identificam países que eu já fiz leituras anteriormente, mas não vou considerar para o projeto porque vou considerar começando agora.
Essa lista é mutável, ou seja, conforme os livros forem entrando na minha vida vão indo para esse listinha.

Para começar eu já tirei o primeiro papelzinho... E foi Espanha, achei muito legal porque coincide com o meu projeto de livros iniciados.



Basicamente é isso, vamos encarar esse desafio?
http://www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2015/02/diario-de-leitura-os-miseraveis-1-pag.html
Deixa nos comentários se você também quiser entrar nessa, vou adorar a sua companhia.


Crédito da imagem: Mel do Literature-se
Até mais,
Dani Moraes

Obs.: Esqueci de falar que já estou lendo Os miseráveis para França e estou fazendo diário de leitura


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário