Post Icon

O velho e o mar

Oi galera tudo bem?

Hoje eu vou falar da minha segunda tentativa de ler Hemingway. Minha primeira tentativa foi com o “Sol também se levanta”e na verdade eu não gostei e acabei abandonando o livro, enfim, mas eu resolvi dar uma nova chance para autor e esse é considerada a maior obra do mesmo.

“Era demasiado simples para compreender quando alcançara a humildade. Mas sabia que a alcançara e sabia que não era nenhuma vergonha nem representava nenhuma perda do verdadeiro orgulho.”

O livro conta a história do velho Santiago que é um pescador que esta há 84 dias sem pescar um peixe e, portanto é considerado pelos outros como azarado. O único amigo do velho é um menino que ele ensinou a pescar e esse menino faz tudo que esta ao seu alcance para ajuda-lo, mas o menino não pode sair com ele para pescar porque ele foi obrigado pelo pai a trabalhar em outro barco. E então o velho vai para o mar e encontra o grande peixe e assim começa a sua saga.

A escrita do Hemingway é de certa forma similar a escrita do Graciliano Ramos, ou seja, seca direta e desprovida de adereços, ele acreditava que as dificuldades da escrita provinha do mal uso das palavras que as tinha deixado “sem gume”. Portanto, a escrita é baseada em substantivos e verbos e pouco ou nenhum adjetivo. Durante praticamente todo o livro o personagem principal é simplesmente chamado de velho, assim como, o garoto que é chamado de Menino, o que acredito que tenha a intenção de retirar a individualidade da história e deixar a mesma mais coletiva, ou seja, torna-la mais universal.

“É estupidez não ter esperança, pensou. Além disso acho que é um pecado perder a esperança.”

Na história o velho não tem nada, mora na mais completa miséria, perdeu a esposa e agora também perdeu o respeito da comunidade pesqueira, por isso, ele não tem mais nada a perder e se entrega inteiramente a sua busca. 

“Talvez hoje. Cada dia é um novo dia. É melhor ter sorte. Mas eu prefiro fazer as coisas sempre bem. Então, se a sorte me sorrir, estou preparado.”

Gostei bastante da leitura, é praticamente uma novela tem 124 paginas na minha edição e ainda tem gravuras, vale bastante para conhecer a escrita do autor e as reflexões que o velho faz durante a sua luta valem para quase todos os aspectos da vida, sem falar que você fica extremamente curioso para saber qual será o desfecho da história do velho.

“A lua afeta o mar tal como afeta as mulheres.”

Livro: O velho e o mar
Autor: Ernest Hemingway
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2013
124 páginas

Por hoje é isso,

Dani Moraes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário