Post Icon

O senhor dos anéis – A sociedade do anel


J.R.R. Tolkien
 
“Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontra-los,
Um anel para a todos trazer e na escuridão aprisiona-los”
 
                Olá pessoal,
Estou aqui hoje para falar com vocês sobre o meu novo amor.......TOLKIEN........., então se você quiser saber um pouco da minha relação pessoal com esse mestre recomendo que você leia a minha resenha de O Hobbit.
Ano passado li o O hobbit e foi uma leitura bem rápida (uns 4 ou 5 dias) até porque o livro tem menos de 300 páginas, letras grandes e espaçadas e ainda tem ilustrações. Se você terminou de ler  O hobbit e quer ler o senhor dos anéis a primeira coisa que você precisa ter em mente é: O hobbit é um livro infantil e o senhor dos anéis não é o hobbit II (apesar da editora ter pedido exatamente isso). Para quem não sabe a história do Hobbit surgiu em um dia quando Tolkien corrigia provas e sem mais nem menos escreveu: “em um buraco no chão vivia um hobbit” e assim ele escreveu um livro para os seus filhos, cheio de aventuras em que um pequeno hobbit abandona a calmaria do condado e parte para a maior aventura de sua vida (essa descrição ficou muito sessão da tarde) e o livro fez sucesso e vendeu para caramba e editora pediu que Tolkien escrevesse O hobbit II e ao invés, disso ele escreveu O senhor dos anéis, um épico e ele levou 10 anos para fazer isso. No entanto, ele escreveu uma obra prima, considerado o melhor livro do século XX, se tornou um best seller e foi mais popularizado ainda pelas versões cinematográficas de Peter Jackson.
Se você assim como eu passou 10 anos correndo dos filmes, porque você queria ler o livro e portanto não sabe nada da história, chegou a hora de ser situado nessa resenha.
O livro começa no aniversário do Bilbo Bolseiro (O Hobbit) quando ele decide abandonar tudo e ir em busca das montanhas e deixa tudo de herança para o seu sobrinho e herdeiro Frodo Bolseiro, tudo mesmo, inclusive “O Anel”, que até então ninguém sabia que se tratava do “O Anel”. Esse anel foi forjado em Mordor por Sauron e tem o poder de controlar os outros anéis que foram forjados e distribuídos entre as principais raças: Elfos, anões e humanos (pobres hobbits foram esquecidos...). Com o poder do anel Sauron que representa a força do mal se tornará indestrutível.
Esse livro conta como Frodo e seus amigos deixam o condado e todas aventuras que vivem até chegar Valfenda onde é formada a sociedade do anel que tem a função de dar um destino para o anel e assim trazer alguma esperança para o futuro da Terra Média.
“Você pisa na Estrada, e, se não controlar seus pés, não há como saber até onde você pode ser levado. Você percebe que é exatamente esse o caminho que atravessa a Floresta das Trevas, e que, se você deixar, poderá levar você até a Montanha Solitária e muito mais além, e para lugares piores?”
O senhor dos anéis não é um livro de rápida leitura e eu levei muito tempo com ele, tudo bem que eu parei quase dois meses para ler livros infantis para fazer o mês das crianças no blog, também li muitas outras coisas no meio, mas o porquê dessa demora toda? Um pouco se deve a própria diagramação do livro, na minha edição as letras são bem pequenas e não tem muito espaçamento, então é daqueles livros que você lê horas seguidas e no final leu 30 páginas. Mas não é só isso, a história é densa. Tolkien criou uma terra com história, cultura, lendas e línguas próprias. Se um dia a Terra fosse destruída e tudo que o aliens encontrassem aqui você um exemplar de “O senhor dos anéis” eles acreditariam que aqui era a Terra Média.
E vamos a principal reclamação com o livro “Ah o livro é muito descritivo”, SIM, o livro tem muitas descrições. Agora pensem comigo, Tolkien era um perfeccionista, ele demorou 10 anos para escrever esse livro, ele criou um universo com seres inexistentes, ele queria ter certeza que a gente iria imaginar o livro da maneira certa, por isso, tantas descrições. Isso me incomodou? Na verdade, muito pouco, em geral não gosto de livros demasiadamente descritivos (tipo Eça de Queiroz e José de Alencar), mas na maior parte do tempo as descrições de O senhor dos anéis me ajudaram a imaginar a cena e a sentir o clima. Mas talvez as pessoas que tenham assistido os filmes se incomodem mais, porque tem na cabeça a imagem dos filmes.
Apesar de acontecer muita coisa no primeiro livro, achei ele mais lento, estou lendo o 3° livro, então já tenho condições de comparar um pouco.
“Mas é sempre assim o curso dos fatos que movem as rodas do mundo: as mãos pequenas o realizam porque precisam, enquanto os olhos dos grandes estão voltados para outros lugares”
Falando um pouco sobre o filme não é toa que o mesmo se tornou um dos clássicos do cinema, a interpretação que o Peter Jackson deu para a Terra-Media para mim, não há dúvidas que é a Terra-Media. A escolha dos atores foi acertada eu realmente acredito que Ian Mckellen é Gandalf, e a cara o Billy Boyd faz de aprontei e saí correndo é muito Pimpim. Mas eu queria que Aragorn, filho de Arathorn, fosse interpretado por Sean Bean, porque Aragorn é o personagem mais “Bad Ass” da história acho que o Sean combina mais e eu não aguento mais ver o Sean e seus finais trágicos (nesse link tem um infográfico hilário sobre isso).
Aliás, preciso falar sobre Boromir, [spoiler] desde o começo da história a gente sabe que vai dar merda, mas principalmente no filme, porque eu adoro o ator, eu torcia tanto para dar tudo certo, mas no final pelo menos ele morre com honra, agora estou ansiosa para ver o Faramir, porque ele ainda é melhor que o irmão do filme [fim do spoiler].
É obvio que tem diferenças, lembrando a todos que livro é livro e filme é filme, se o filme fosse ter tudo que tem no livro ia ter umas 15 horas ao invés das 4 horas (assisti a versão estendida), mas senti falta do Tom Bombadil, porque ele é com certeza um dos personagens mais legais desse livro e também mais “nonsense” e misteriosos e claro eu queria ver a mulher dele.
No filme também a ida do Pimpim e do Merry com o Frodo foi meio no susto, acabou acontecendo, mas no livro fica claro que foi uma escolha deles ir com o amigo e isso muda um pouquinho o sentido.
É Holllywood então rola beijo que não tem no livro, o Sam tem uma paquerinha no Condado. Arwen salvou o dia no lugar de Glorfindel e coisas assim. Sem falar que a atriz que interpreta Arwen deveria ser mais bonita. Cate Blanchett, Galadrial, a própria encarnação da beleza e da luz, serio? Não né.... Outra coisa, eu imaginava o Gimli mais como um jovem anel, mais parecido com o Kili e o Fili de O hobbit.
De maneira geral o filme segui a linha narrativa do livro, inserindo toda aquela cena que explica a origem do anel no começo, que foi bem impressionante, mas mantendo a essência, sem alterar nada tão importante para narrativa e com certeza deixando coisas de fora, mas seria impossível não fazê-lo.
Eu queria fazer um único post para a serie inteira, mas tem muito mais coisas que eu gostaria de falar, algumas considerações sobre os personagens, mas o post ficaria infinito por isso, decidi fazer esse post sobre o primeiro livro e depois fazer um sobre os dois próximos e fazendo o encerramento da série e minhas impressões finais.
Espero que vocês tenham gostado e que eu tenha conseguido te animar a ler o livro, porque vale muito a pena você encarar com descrições e tudo mais e se você leu compartilha comigo o que você achou, vou amar saber.
Até a próxima,
Dani Moraes     
Livro: O senhor dos anéis – A sociedade do anel                                                              
Autor: J.R.R.Tolkien                                                      
Editora: wmfmartinsfontes                                                         
Ano: 2009                                                                                    
Classificação: Fantasia
434 paginas                                                                           
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário