Post Icon

Astronauta: Magnetar e Singularidade – Graphic MSP


Danilo Beyruth



Olá Pessoal, tudo bem?

Estou muito empolgada para conversar um pouco com vocês sobre essa história em quadrinhos e logo no comecinho já fiquei cheia de dúvidas de como chamar se seria Graphic Novel, HQ, quadrinhos, gibis ou sei lá.. não sou muito entendida no assunto, mas encontrei dois post legais explicando as diferenças e vou deixar o link para vocês:



Os dois explicam bem as diferenças, mas ainda sim eu fiquei com dúvida para classificar a coleção pela qualidade editorial poderia ser considerado uma graphic novel, porém são releituras de personagens de gibi que estão por aí a muitos anos, portanto, nesse post vou chamar apenas de história em quadrinhos, certo?

Para quem não sabe Graphic MSP é um projeto de releitura dos personagens clássicos do Mauricio de Souza reinterpretados com liberdade de criação por outros artistas. O primeiro livro lançado foi o “Astronauta Magnetar” em 2012 que fez tanto sucesso que resolveram fazer um segundo número.

O astronauta do Danilo Beyruth é mais maduro, mas traz na essência os mesmos conflitos do nosso querido astronauto do Mauricio estar longe de casa querer voltar, mas também querer conquistar novos mundos.

Em Magnetar o astronauta está em missão em Magnetar que é um campo magnético formado por uma estrela de nêutrons (tem uma explicação muito boa na própria história) quando ocorre um problema e ele se torna uma espécie de naufrago especial e a história se desenrola toda por aí.
Quero chamar atenção para o traço que é muito bonito:
 
A edição esta caprichada e linda (eu gosto mais da contracapa do que da capa em si):
Folha de rosto:

 
                                                         

Outra coisa importante para história e foi uma das coisas mais agradou são as cores. Quando o astronauta esta no magnetar predomina o azul:
 
 
 






 
 Depois acontece uma coisa com ele e a cartela de cores vai mudando para o rosa:

 







Tem um parte que ele recebe um conselho do avô que é :

"Seja como a pedra. Chapinhando ela vai mais longe. Voando livre, mas sempre reencontrando a superfície". **Lindo!!**

Em Singularidade: o astronauta ainda esta sob observação por causa do possível trauma da sua ultima missão e por isso é enviado em missão acompanhado de sua psicóloga, além disso, vai junto com eles um pesquisador de um outro pais. Juntos vão pesquisar um buraco negro, mas lá descobrem um artefato que pode mudar o destino de toda a humanidade.

Outra vez, o que mais me chamou a atenção foram as cores. No buraco negro elas são predominantemente vermelhas:

 

Mas antes predominam outras cores como o azul, nesse página podemos ver isso claramente, enquanto vemos a explicação sobre os buracos negros a página vai ficando divida entre as duas cores:


Vejam esse traje que coisa primorosa:

O trabalho editorial continua incrível:


As duas histórias são incríveis, o Danilo foi super cuidadoso na pesquisa sobre os elementos astronômicos, incluindo explicações compreensíveis para qualquer um. E apesar de comprar para ter um momento nostalgia, na verdade, a história é bem adulta e discuti temas que afligem o ser humano como um todo.

Tentei colocar bastante fotos para você terem uma ideia, porque logicamente a história é mais gráfica, eu gostei muito o traço e amei as cores, acho que elas fazem diferença total para história. Eu recomendo muitíssimo se você ainda não conhece e sim, vale o investimento.


Livro: Astronauta - Magnetar e Singularidade
Autor: Danilo Beyruth
Cores:Cris Peter
Editora: Panini
Ano: 2014
Classificação: História em quadrinhos

Espero que você tenham gostado. E vocês conhecem essa serie, deixe seu comentário.
 
Até mais,
 
Dani Moraes

                                

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Uma Leitura a Mais disse...

Olá!
Eu vi as outras e nem dei bola, quando vi a do Bidu quase morri, pois amo o Bidu! A qualidade estava incrível e agora eu quero todas!

Unknown disse...

Renata,
Eu comprei todos que saíram até agora e a capa mais fofa é do Bidu, na verdade não estava dando tanta coisa pelo astronauta, mas resolvi ler na ordem de publicação. Estava querendo economizar e ler uma revista por mês, mas já falhei porque além dos dois astronautas também já li laços (turma da Mônica) que outra coisa rica...
As três que eu li são incríveis e recomendo!!!
Bjus

Postar um comentário