Post Icon

Extraordinário


R. J. Palacio



“Todo o que é nascido de Deus vence o mundo”


                Oi pessoal, tudo bem?

                Vamos começar o mês das crianças? (Caso você não saiba do que eu estou falando leia o post anterior: Especial: Mês das crianças).

                Vamos começar de maneira extraordinária com o Extraordinário – R.J. Palacio.  Esse livro é classificado como infanto-juvenil por isso eu li para o mês das crianças e como esse livro é muito fofo, vou começar por ele.

                Esse livro conta a história do August ou Auggie que nasceu com uma alteração genética que leva a uma deformidade facial. Ao longo do livro tem algumas descrições de como seria essas deformidades e dá para você imaginar bem e o simples fato dele estar vivo já é um milagre e para quem já leu “A culpa é das estrelas” quando a Hazel diz que todos estamos em uma loteria genética, pois é o Auggie foi premiado duplamente com alterações genéticas raras e concomitantes o que faz dele um caso tão extraordinário, porém não é a genética que o torna extraordinario.

                Auggie tem 10 anos e nunca foi a escola, porém sua mãe acredita que é melhor que ele conviva com outras crianças. A princípio o Auggie não gostou muito da ideia e se sentiu intimidado, porém logo ele se percebe gostando da ideia de ir para escola.  Mas claro que a escola não podia ser uma coisa simples, se a escola assusta crianças comuns imagine a uma criança que não consegui passar despercebida pela sua aparência e não do jeito bom. O diretor da escola pediu para que outras crianças apresentem a escola para o Auggie são elas: Charlotte, Jack e Justin. E desde o princípio percebemos que o Justin não vai facilitar as coisas. Obviamente Auggie sofre bulling e se vê rejeitado pela comunidade escolar. Porém ele também vai conhecer o poder que a verdadeira amizade tem.

“Acho que devia ter uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida.”

                O livro é contado por diferentes visões, cada parte do livro que tem tamanhos diferentes é contada por um personagem e isso é muito interessante. A maior parte é contada pelo próprio Auggie, no entanto, é enriquecedor descobrir o que os outros personagens sentem com relação ao Auggie. Uma das melhores partes é escrita pela Via, a irmã mais velha do Auggie, e eu realmente tive muita pena dela, em geral quando uma das crianças tem um problema grave como o do Auggie, a outra é deixada meio de lado. No caso, a Via é uma menina ótima que ama muito o irmão, mas que sim, as vezes gostaria de não se conhecida como a irmã do deformado, que sempre imagina como seria se as o pessoas dessem maior importância a quem ela é do que ao fato que ela é irmã do Auggie . Me lembrei especialmente de um filme com a Cameron Diaz, chamado “Uma prova de amor”, em que uma das garotas tem câncer, os pais só tiveram uma terceira filha para salvar a vida da que tem câncer e o garoto tem dislexia e ninguém percebi porque ninguém tem tempo para ele. Essas crianças sofrem muito porque elas sabem que o problema delas nunca será maior do que o do irmão e se acostumam a ser independentes, mas no final são só crianças que precisam de tanta atenção como qualquer outra.

                Uma das partes mais tocantes do livro é escrita por um personagem secundário, o namorado da Via, acho que ele é hiperativo e talvez um pouco disléxico pela forma que os capítulos dele são escritos, mas ele chega a uma conclusão sobre o mundo que é completamente incrível e verdadeira, não quero dar spoiles, mas segui um trecho:

“não, não é tudo um acaso. se fosse, o universo nos abandonaria a própria sorte. e o universo não faz isso. ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos. como pais que amam cegamente. e uma irmã mais velha que se sente culpada por ser humana com relação a você. e um garotinho de voz grave que perdeu os amigos por sua causa. e até uma garota de cabelo rosa que carrega a sua foto na carteira. talvez seja uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final.  o universo cuida de todos os seus pássaros”.

                Um dos trabalhos do prof. de português do Auggie, Sr. Browne, esta relacionados a preceitos. Ele passa um preceito por mês e os alunos devem escrever uma redação sobre ele. Além disso, devem enviar seus próprios preceitos para o professor durante o verão.  E essa é uma ideia incrível e eu não podia deixar de citar o 1° preceito:

“Quando tiver de escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”         
    
              Esse preceito tem tudo a ver comigo, porque desde que li  "O lado bom da vida"   venho dizendo que preciso ser mais gentil do que ter razão.

               Esse livro é uma ode a amizade (Jack e Summer são incríveis) e a gentileza. E como o medo do diferente muitas vezes nos leva a atitudes idiotas. E que uma embalagem diferente e estranha pode conter o melhor dos presentes.

               Sem falar na edição da Intrínseca que esta linda, as ilustrações, a capa, tudo muito lindo. Outra coisa que eu adoro são capítulos curtos que estimulam a gente a continuar lendo até acabar.

               Recomendadíssimo para todas as idades, com relação as crianças acredito que a partir de uns 10 anos, menor que isso não vai aproveitar o livro.

Lembrando que o blog continua em  promoção, participem !!!!!

Livro: Extraordinário
Autor: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Classificação: Infanto-juvenil
318 paginas

Até,

Dani Moraes
               

                

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário